Hélcio Barbosa

História e Cultura afro-brasileira e suas influências na cultura do Brasil


Quando se questiona o que é cultura nacional, essa conversa trás a tona uma discussão do que se poderia considerar cultura ou não e, o que é cultura nacional. Ou ainda a hierarquização em culturas, popular e erudita. Essa subordinação nas definições é fruto da desigualdade sócio, econômica e étnica criada historicamente em nosso país.

O Brasil sempre deve dificuldade em se reconhecer. Quando se fala em Brasil, imputa-se ao mesmo um conjunto de características que não representam a realidade. Uma identificação com aquilo que vem de fora, não se prestigiando aquilo que é produzido pela sua gente. E quando isso ocorre, tem-se que ter um aval externo, importado.

A colonização afetou muitos dos pontos de vista dos brasileiros sobre sua cultura nacional. Por muito tempo existiu (existe) por parte de muitas pessoas brancas e pretas (classificação IBGE), uma falta de apreço pela cultura brasileira em geral, olhando em direção da Europa, particularmente França e Inglaterra, para aprovação.

Apesar da importância da contribuição africana para a sociedade, um determinado grupo brasileiro elitizado, sistematicamente tentou ignorar a africanidade do Brasil. O Estado Brasileiro historicamente subestimou o conflito racial.

Apesar disso a impressão digital afro-brasileira esta em quase todos os lugares.(Emanoel Araújo - Museu Afro Brasil).

Além da conjuntura externa desfavorável, os afro-descendentes compartilham representações negativas inscritas no imaginário coletivo. O processo contínuo de sujeição a um bombardeio de imagens negativas de tudo o que se refere à África e o entorpecimento da consciência, determinam que brancos e não-brancos interiorizem como “naturais” esses estímulos. (Ronilda Akemi)

O mundo é um conjunto de forças hierarquizadas, entre as quais circula uma energia, a força vital (axé). Essa energia ou força vital, cuja fonte é o próprio Deus Criador é distribuída em ordem decrescente aos ancestrais e “aos que já se foram” que fazem parte do mundo divino.

Mesmo assim, com todo esse saber ancestral contido em nossa existência existem resistências em se reconhecer às expressões culturais nacionais. Essa dificuldade ocorre devido à dificuldade em se reconhecer enquanto nação miscigenada, ou seja, miscigenada com indígenas e negra. Essa resistência tem por objetivo a invisibilidade desses grupos étnicos não-brancos constituintes da nação brasileira. Essa situação tem suas fontes históricas, num projeto de exclusão destes. Objetivamos então trabalhar na intenção de abordar as influências desses grupos, do diálogo destes na constituição da cultura nacional, analisando especificamente como os valores culturais afro-brasileiros influenciaram nossa cultura, as suas raízes e seus desdobramentos, a influência da religiosidade afro-brasileira nesse processo.

Hélcio Barbosa Júnior