Ana Mae Barbosa

Interculturalismo

Hoje a necessidade de uma educação democrática está sendo reinvindicada internacionalmente. Contudo, somente uma educação que fortalece a diversidade cultural pode ser entendida como democrática.

A Multiculturalidade é o denominador comum dos movimentos atuais em direção à democratização da educação em todo o mundo. Os códigos europeus e o código norte-americano branco não são os únicos válidos apesar de serem os mais valorizados na escola por razões fundadas na dependência econômica que se fortifica com a dependência cultural.. A preocupação com o pluralismo cultural, a multiculturalidade, o interculturalismo nos leva necessariamente a considerar e respeitar as diferenças evitando uma pasteurização homogeneizante na escola.

Ser um professor multiculturalista é ser um professor que procura questionar os valores e os preconceitos além de abordar diferentes códigos como os da cultura afro brasileira e a cultura indígena brasileira ao lado dos códigos hegemônicos .

O importante é o conhecimento crítico. É necessário sim que todas as classes sociais conheçam todos os códigos , inclusive que os pobres conheçam os códigos da elite que detem o poder , porque sem conhecer os códigos do poder ninguém chega a ele .Entretanto falo de um conhecimento critico, que questione as políticas e os valores culturais elitistas.

Ana Mae Barbosa