sexta-feira, 12 de março de 2010

Curriculum dos Palestrantes

Dirléia Mathias
Pedagoga, licenciada em Supervisão Escolar e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio pela UFPR, Universidade Federal do Paraná, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação Integrante do GEAA-Grupo de Estudos e Trabalho Africanidades Araucária, Diretora Pedagógica do Sindicato Municipal dos Professores de Araucária, Pedagoga do Colégio Estadual Brasílio Vicente de Castro.Coordenadora Geral do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública Gratuita e Universal.



Hélcio Barbosa Junior
Possui Licenciatura em História e habilitação para o Ensino Fundamental em Geografia. É Mestrando em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Membro da Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cotia, responsável pela coordenação de cursos de formação visando atender as exigências legais da Lei 11.645/08. Tem experiência na área de educação e cidadania e participou de palestras, cursos e eventos relacionados à lei 11.645/08. É fundador e coordenador da ONG Casa de Airá – Tradição e Cultura, elaborador e orientador da Oficina da Memória do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Cotia.

 

Lisy Salum
Possui graduação em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É docente do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo, com ênfase em estudos africanistas. Atua nas áreas de arte africana, cultura material, coleções em museus, arte e religiosidade afro-brasileira, imaginário, imagens e fotografia. Pesquisadora de arqueologia histórica, historiografia da arte e antropologia com estudos sobre àquilo que, na cultura material, envolve problemas de território relevantes aos problemas do Negro no Brasil e nas Américas.


Rosimary de Araujo
Professora com formação em Meio Ambiente pela Escola Técnica ETEVAV em Jundiaí. Estudante de Ciências Sociais da PUC-SP. É presidente da Associação Indígena Kariri e Coordenadora do Encontro Kariri. Também é conselheira do CEPISP - Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo e diretora do Ponto de Cultura: Casa da Cultura Indígena, em Cotia, um convenio entre o Ministério da Cultura e a Secretaria Estadual da Cultura.



Valdemar de Andrade e Silva
Pesquisador da cultura indígena, viveu entre os índios no Parque Nacional do Xingu com apoio dos irmão Vilas Boas. É artista plástico e realizou diversas exposições no Brasil, Estados Unidos e Europa. Autor do livro Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros, que possui propostas pedagógicas e multidisciplinares da cultura indígena, foi editado na Alemanha e no Brasil e distribuído na Europa, América Latina e Japão. Fundador e presidente do CICI – Centro de Informação da Cultura Indígena em Embu-SP, que possui um acervo bibliográfico e peças indígenas disponíveis para visitação, estudos e pesquisas.




Curriculum dos colaboradores


Kimy Otsuka Stasevskas
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo USP/SP. Atualmente é professora na Pós Graduação do Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP e Diretora Cultural no Museu do Índio. Formula e realiza trabalhos na área de cultura, pesquisas e trabalhos na área de saúde.


Otacílio Fulni-ô
Indígena da aldeia Fulni-ô da cidade de Águas Belas em Pernambuco, formação: Professor, cujo idioma é Yathê. Coordenador geral do projeto Casa da Cultura Indígena - Universidade dos Saberes Indígenas - Ponto de Cultura realizado pela AIKA- Associação Indígena Kariri em convênio com a Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo e o Ministério da Cultura, e com apoio da Prefeitura Municipal de Cotia. Participou da Conferência Povos Indígenas do Nordeste(Memorial dos Povos Indígenas) e do projeto Moloquinha – FUNAI, II Conferencia Nacional de Cultura do MinC, ambos em Brasília/DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é muito importante para nós.