sábado, 6 de março de 2010

Teoria e prática na discussão sobre a diversidade cultural brasileira

A Caixa Cultural sedia e patrocina entre 17 e 19 de março de 2010 uma série de três encontros cuja temática é: Negros, Índios e o Brasil – Diálogos na Cultura, que tem como curadores/mediadores os professores da USP Ana Mae Barbosa e Dennis de Oliveira.

As palestras são gratuitas e tem como público-alvo professores do ensino médio e fundamental de escolas (públicas e particulares) e educadores, e tem como temática a obrigatoriedade do ensino das culturas afro-brasileira e indígena (lei 11645/08) na grade curricular das escolas.

Acompanhando toda a evolução da aplicação da lei no âmbito escolar desde o início, conhecendo o material teórico encaminhado pelo MEC aos professores e identificando as causas do porque que a lei ainda não tem a abrangência necessária, os curadores Dennis de Oliveira e Ana Mae Barbosa, propõem uma ação prática: O que fazer, e como abordar o assunto dentro da sala de aula para crianças e adolescentes, criando atmosferas em que reconheçam a influência destas culturas na vida diária?

Para isto os curadores propõem o desenvolvimento do trabalho tendo a cultura visual como foco, extrapolando a sala de aula e colaborando para um maior entendimento da diversidade, ganhando o cotidiano de professores/educadores e alunos, trabalhando a tolerância às diferenças e contribuindo para o conhecimento e o desenvolvimento de uma identidade brasileira.

Além da fala dos especialistas, o foco deste projeto é a aplicação de dinâmicas com atividades em que o professor estabeleça uma relação direta com os temas, com abordagens práticas para a aplicação em sala de aula.Para conduzir esta parte dos encontros, foram convidados profissionais atuantes nas área pedagógica, com conhecimento profundo das questões implícitas nas temáticas e autores de cursos e oficinas de sucesso.

Em cada um dos dias, haverá uma conferência com um especialista em cada uma dos temas, seguida de uma dinâmica de grupo onde os presentes elaborarão propostas de atuação em sala de aula com base na temática discutida e, finalmente, a apresentação destas propostas comentadas pelo especialista.O objetivo do ciclo não é apenas socializar informações a respeito destas temáticas mas contribuir para a discussão de uma ação pedagógica que dê conta dos objetivos desta legislação.

Sobre os encontros

Abrindo o evento Ana Mae e a pesquisadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP(MAE/USP) Lisy Sallum, abordarão as questões sobre a cultura visual implícitas nas duas culturas. No segundo dia a temática afro brasileira vem à tona com a participação de Dennis de Oliveira e Hélcio Barbosa – que é responsável pela coordenação de cursos de formação para professores sobre da Lei 11.645/08 para a Secretaria Municipal de Cotia. E para encerrar, no terceiro dia, o artista plástico, escritor, pesquisador e idealizador do Museu do Indio em Embu das Artes, Valdemar de Andrade e Silva e o mediador Dennis de Oliveira, nos apresentam a cultura indígena e seus simbolismos.

As inscrições são gratuitas e serão aceitas até o limite de 60 vagas para cada dia. Os interessados podem inscrever-se pelo email inscricao.sp@uol.com.br

Apoio Cultural:

Centro de Estudos Latino Americano de Cultura e Comunicação - Cellac

Escola de Comunicação de Artes - ECA

Universidade de São Paulo - USP

Rádio USP FM

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é muito importante para nós.